| em 11 agosto 2012

Dicas de profissões para pessoas introvertidas

Pessoas que gostam de trabalhar sozinhas, evitam conversas e são extremamente reservadas podem prosperar em qualquer carreira. No entanto, algumas áreas podem trazer muito mais sucesso para o introvertido.


Reprodução

Em entrevista ao R7, a professora da Universidade de Nova York e autora do livro Self-Promotion for Introverts (em português, Auto-Promoção para Introvertidos), Nancy Ancowitz, explica como pessoas introvertidas podem se destacar em diversas carreiras sem passar por constrangimentos na vida social.

A especialista em recursos humanos ressalta que introvertidos e tímidos não são a mesma coisa.

— Timidez é ansiedade social e pode ser superada por meio de abordagens como psicoterapia. Introversão, por outro lado, não é curável porque não há nada para se curar.

O livro Self-Promotion for Introverts foi lançado nos Estados Unidos no mês passado e ainda não tem previsão de quando será lançado no Brasil.

Confira seis profissões recomendadas pela especialista de recursos humanos para aqueles que “não gostam de gente”


* Uma das profissões indicadas por Nancy é a de contador. Segundo ela, introvertidos costumam ser bons em cálculo e geralmente trabalham em um ambiente tranquilo, pois é necessário concentração para executar o trabalho.

* O programador de computadores tem um espaço diferenciado dentro da empresa. Em geral, eles trabalham em um lugar reservado e silencioso e seu trabalho depende muito mais do individual do que da equipe.

Além disso, a atividade requer profundo conhecimento o que, segundo Nancy, é uma das características do introvertido.

— Quem possui essa característica geralmente tem um profundo conhecimento sobre alguns tópicos, em vez de amplo conhecimento sobre vários temas.

* O revisor de texto costuma ter liberdade de escolher seu próprio espaço de trabalho e praticá-lo de modo individual, até mesmo em casa. Assim, ele evita socializar enquanto está concentrado em sua função.

Para Nancy, os introvertidos combinam com atividades tranquilas como leitura e escrita, atividade presente na profissão de revisor de texto.

* Assim como os revisores, os escritores também podem trabalhar em um ambiente privativo, geralmente em casa. Segundo Nancy, os introvertidos estão mais aptos a ter pensamentos e conversas mais profundas, característica considerada essencial para um escritor.

* A profissão de designer gráfico é interessante para os introvertidos porque requer atenção e dedicação. Nancy explica que os introvertidos geralmente são detalhistas, o que ajuda ainda mais no desenvolvimento do trabalho.

* Por serem pessoas calmas, gostarem de trabalhar com tranquilidade e também serem detalhistas, os introvertidos estão aptos a trabalharem na área de análise de pesquisa. De acordo com Nancy, as pessoas introvertidas têm mais facilidade de se concentrar por longos períodos.

Colaborou Brunna Mariel, estagiária do R7



Arquivado em | , .



Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):