| em 17 outubro 2013

Como limpar chapas de ferro fundido?


Se você utiliza chapas de ferro fundido em sua casa ou trabalha em uma lanchonete, bar ou restaurante, certamente possui alguma dificuldade ou não faz a menor ideia de como se faz para limpar estas chapas de maneira eficiente. Então, seguem algumas dicas relevantes que vão te ajudar a limpar as chapas sem deixar vestígios de sujeira ou gordura que podem comprometer a sua saúde e a saúde de outras pessoas também. É importante fazer a higienização correta, pois o ferro fundido pode enferrujar ou oxidar e as chapas podem modificar o sabor dos alimentos que você prepara. Vamos lá?


O primeiro passo é deixar o forno do seu fogão aquecendo em 150º. Enquanto o forno esquenta, comece a esfregar a chapa de ferro fundido utilizando uma bucha, um pouco de água e um pouco de sabão para higienizar e remover toda a gordura da superfície. Deixe a chapa um pouco de lado até ela secar completamente, mas cuidado para não esquecer o forno ligado eternamente, evitando assim a possibilidade de provocar incidentes domésticos. Pegue a chapa novamente quando ela estiver bem seca e utilize um pano limpo para passar óleo de cozinha por todo o material de ferro fundido.

Na sequência, a chapa deve ser levada ao forno aquecido e retirada assim que você começar a ver um pouco de fumaça. Não se preocupe, pois a sua casa não vai pegar fogo, mas lembre-se de retirar o material do forno no tempo recomendado. Antes e voltar a usar a chapa, espere até que o ferro fundido esfrie. Todo esse processo é chamado de temperação, que faz com que a chapa não enferruje e não oxide. A temperação ainda melhora aderência do material, ou seja, ao preparar uma comida, você não precisará se preocupar com os alimentos grudando no ferro.

Para manter a chapa utilizável por muitos anos, basta seguir as recomendações ideais de limpeza do material. Uma dica de extrema importância é lavar as chapas imediatamente após o uso delas, evitando assim que os alimentos grudem no ferro. A limpeza da chapa acontece de forma bem mais rápida e descomplicada desta forma, pois o teor de gordura deixa a superfície sem muito esforço quando os alimentos não estão grudados e secos no ferro. A limpeza rotineira deve acontecer usando apenas um pano e um pouco de água morna. Dispense o sabão daqui em diante para não remover o tempero.

Outra dica é, em hipótese alguma, deixar a chapa de molho na água, pois, caso o contrário, o ferro fundido vai enferrujar ou oxidar. O mesmo vai ocorrer se você usar bombril ou produto semelhante de cozinha para remover a gordura da superfície da chapa de ferro fundido. Caso a ferrugem ou a oxidação aconteça, basta temperar todo o material novamente, mas a chapa não vai ser a mesma se a situação se repetir várias vezes. Também pode ocorrer das chapas de ferro fundido virem enferrujadas das lojas, então, não é necessário se desesperar, bastado realizar o processo de temperação.

Quem prepara os alimentos em uma chapa de ferro fundido precisa saber que é necessário utilizar bastante óleo de cozinha para fritar os ingredientes dos pratos que vão ser servidos, pois, como a chapa de ferro fundido não possui a função de ser antiaderente, se for utilizada uma pouca quantidade de óleo, os alimentos, como já ditos anteriormente, vão grudar completamente na superfície da chapa de ferro fundido, o que pode dificultar bastante a limpeza do material depois, principalmente se a higienização não for feita no mesmo instante que os alimentos ficam prontos.

Restou alguma dúvida sobre como limpar chapas de ferro fundido?


Por Manoela Braga | Guest post



Arquivado em | , , , .



Receba novas postagens por e-mail


ATENÇÃO! - As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentário(s):